Filmes em debate no NEA – 19/01/2020

Nos próximos seis domingos 19 e 26 de janeiro, 2, 9 e 16 de fevereiro), sempre às 18 horas, o NEA promoverá o “CiNEmA” – edição de verão, com a exibição de filmes com conteúdo espírita ou espiritualista, seguidos de debate. Neste ano teremos a participação especial de dois diretores espíritas, que virão ao NEA especialmente para participar do evento: Marcelo Niess, de Blumenau, e Claiton Freitas, de Brasília. A atividade é aberta ao público, com entrada franca. Confira a seguir a programação:

Dia 12 de janeiro: “Fernão Capelo Gaivota” Baseado no livro homônimo de Richard Bach, roteirizado e dirigido por Hall Bartlett. Jonathan é uma gaivota que não se contenta em voar apenas para comer. Ele tem prazer em voar e esforça-se em aprender tudo sobre voo. Por ser diferente do bando, é expulso. Com excelente trilha sonora de Neil Diamond e magnífica fotografia, o filme é uma parábola. Faz uma analogia entre o homem e a gaivota, no sentido de mostrar as dificuldades de superação dos limites, do encontro com a liberdade verdadeira, pautada no amor e na compreensão do outro. Temática: Autoconhecimento, libertação espiritual. Debatedor: Rogério Silva.

Dia 19 de janeiro: “A família do futuro” Filme de animação dos estúdios Disney, baseado no livro A Day with Wilbur Robinson, de William Joyce, dirigido por Stephen J. Anderson. Lewis é um jovem responsável por invenções brilhantes e surpreendentes. Seu mais recente trabalho é o escâner de memória, que o ajudará a encontrar sua mãe biológica e permitirá que ele enfim tenha uma família. Porém, a máquina é roubada pelo Bandido do Chapéu Coco. Wilbur Robinson, um jovem misterioso, o leva em uma viagem no tempo. No futuro Lewis conhece a família de Wilbur, que o ajudará a recuperar o escâner de memória. Temática: Autoconfiança, coragem, família. Debatedora: Luiza Nunes

Dia 26 de janeiro: Neste dia serão exibidas quatro produções de curta-metragem do diretor Marcelo Niess, de Blumenau. O Primeiro Filho: uma menina vê sua mãe se desesperar ao descobrir que está novamente grávida. Diante da expectativa de ser promovida, a mãe entra no dilema de aceitar a promoção ou abortar aquele bebê. Reflexões sobre as escolhas, a vida e o amor. O Assalto: um homem está voltando do trabalho quando é surpreendido por um jovem assaltante na entrada do seu condomínio. Aquele assalto poderia terminar de maneira trágica, mas seu final é surpreendente e (quase) inacreditável. Reprogramando: um dirigente espírita desencarnado é resgatado e, no plano celestial, começa a traçar o seu planejamento reencarnatório. Com uma pitada de humor, leva-nos a refletir sobre nossas ações, convidando-nos à reforma íntima imediata. Um Litro de Leite: no meio da madrugada, o marido é acordado pela esposa aflita que lhe pede para levar imediatamente um litro de leite para uma família que mora no final da rua. O que fazer numa situação dessas? Assista e surpreenda-se! Temática: aspectos doutrinários do Espiritismo Debatedor: Marcelo Niess (diretor dos curtas, de Blumenau).

Dia 2 de fevereiro: “E a vida continua...” Filme brasileiro dirigido por Paulo Figueiredo, baseado no livro homônimo de André Luiz, psicografado por Chico Xavier. Evelina e Ernesto se conhecem quando ambos se hospedam num hotel, nascendo daí uma amizade sólida. Mas os laços que os unem são maiores do que imaginam, e, forçados por circunstâncias que desconhecem, tornam a se encontrar e descobrem que a “coincidência”, na verdade, os uniu para desvendar antigos problemas que envolviam as famílias Serpa e Fantini. Resolver estes problemas é uma necessidade para um futuro mais harmonioso. Temática: vida espiritual e reencarnação. Debatedor: Raul Pickcius.

Dia 9 de fevereiro: “As cinco pessoas que você encontra no céu” Dirigido por Lloyd Kramer, baseado no livro homônimo, de Mitch Albom. Eddie era um jovem que cresceu em meio a guerras, trabalho árduo e educação rígida. No dia em que completa 83 anos, ele sofre um acidente no parque de diversões em que trabalhou durante toda sua vida. Quando dá por si, tudo o que sente é que passou uma vida sem propósito, sem rumo. Recebe a visita de cinco pessoas cujas vidas estavam de alguma forma ligadas à dele. Fica clara a grande importância de Eddie na vida de milhares de pessoas sem que ele se desse conta disso. Temática: O verdadeiro significado de nossa existência. Debatedor: Marcelino Falcão.

Dia 16 de fevereiro: “Solitude” Produção espírita, escrita e dirigida por Claiton Freitas. Inconformada com a própria velhice, Lurdes vive a solidão na populosa Lisboa, mas um encontro inesperado muda os rumos de sua vida. Depressão no idoso, solidão, suicídio, solidariedade. Estes são alguns temas abordados com tocante delicadeza por este curta-metragem, a primeira produção cinematográfica espírita luso-brasileira, que nos faz refletir sobre os possíveis caminhos para encontrar a felicidade. Temática: Suicídio, depressão, solidão. Debatedor: Claiton Freitas Miranda (diretor do filme, de Brasília).

Oficinas de produção vídeo espírita

Aproveitando suas vindas a Florianópolis para participar do “CiNEmA”, os diretores Marcelo Niess e Claiton Freitas realizarão oficinas sobre produção de vídeo. Será nos dias 26 de janeiro, das 13 às 17 horas, com Marcelo, e dia 16 de fevereiro, também das 13 às 17 horas, com Claiton, ambas no NEA. O evento é uma promoção do Setor de Artes da 1ª URE, em parceria com o NEA. As inscrições são gratuitas. Interessados devem entrar em contato pelo telefone (48) 99617-0169.

fonte: http://www.neartes.org.br/joomla/phocadownload/nn/neanews%20453.pdf

No Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *