Área da Comunicação
Social Espírita

“Compreendamos que a vossa tarefa na divulgação do Espiritismo é ação gigantesca, de que não vos será lícito desertar. Nesse aspecto do assunto, urge considerarmos o impositivo da distribuição equitativa e plena dos valores espirituais, tanto quanto possível, em benefício de todos” (Mensagem psicografada por Francisco Cândido Xavier, recebida em 6 dez. 1969 e publicada em Reformador, abr. 1977.)
Como portadores da mensagem do Evangelho Redivivo, nós espíritas devemos primar pela divulgação dos princípios da doutrina que abraçamos. Não dispomos de melhor modelo para pautar nossas ações de comunicação que o mestre Jesus. Ele conhecia as pessoas com as quais se comunicava. Ele dialogava: falava, mas também ouvia. Jesus não discriminava ninguém. Usava uma linguagem simples e direta, relacionada ao cotidiano de seus contemporâneos. Acima de tudo, Cristo comunicava com sua própria vida.
Assim, entendemos que a partir do momento em que uma instituição espírita, independente de seu porte e esfera de atuação, passe a se comunicar com o público, seja interno ou externo, com relação ao movimento espírita, ela passa também a assumir a responsabilidade pelo conteúdo da mensagem e, automaticamente, por toda ordem de consequências que esse ato pode gerar. Importante destacar a necessidade de colocar o Espiritismo ao alcance de toda a Humanidade, ou seja, fazer com que essa doutrina consoladora transcenda as paredes da Casa Espírita e chegue a todos corações sedentos de esclarecimento.

Por que a comunicação é importante
» A comunicação é fator fundamental no relacionamento humano que se estabelece dentro das instituições espíritas e deve ser aprimorada, gradativamente, para a preservação do diálogo fraternal entre os colaboradores e, sobretudo, da interatividade com os diferentes segmentos de público presentes na instituição.
» Os princípios da Doutrina Espírita devem ter a maior visibilidade possível, por meio da mídia adequada, de modo a facilitar o acesso da mensagem do Espiritismo a todas as pessoas, para que ele se torne mais conhecido e compreendido.
» A divulgação adequadamente planejada proporciona o correto conhecimento da Doutrina Espírita e beneficia a todos que se propõem aprofundar no seu estudo.
» A Comunicação Social Espírita bem orientada, quer seja na relação interpessoal nas instituições espíritas ou na relação com o grande público externo, preserva a imagem (positiva) da instituição e, consequentemente, contribui para o fortalecimento e estabilidade da imagem pública do próprio Movimento Espírita como um todo.
Ações e projetos
(Algumas atividades promovidas nas instituições espíritas)
» Realização de Oficinas de comunicação para os trabalhadores da instituição, visando ao aprimoramento da comunicação interpessoal e coletiva.
» Promoção de cursos regulares de expositores da Doutrina Espírita, nos quais a teoria se alie à prática de falar em público, com conteúdo, técnica e simpatia.
» Intensificação da difusão do livro em várias modalidades (livraria, biblioteca, clube, feira, banca externa etc.), como instrumento básico na divulgação do ensino espírita.
» Ampliação e fortalecimento da divulgação da Doutrina Espírita pela mídia (televisão, internet, rádio, cinema, jornal, revista, mídia exterior etc.).
» Realização de encontros, seminários e outras formas pedagógicas de estudo, visando à qualificação dos trabalhadores e atualização do seu conhecimento, em relação às constantes inovações, no campo da Comunicação Social, proporcionadas pelas ciências sociais, legislação, tecnologia etc.
» Elaboração de projetos e ações que busquem a integração da Área de Comunicação Social Espírita com as demais Áreas das Comissões Regionais, envolvendo também as áreas das entidades Federativas Estaduais e dos Centros Espíritas, para ações compartilhadas.

