LOGOMARCA-EVANGELHO-REDIVIVO-2

Programa de estudo continuado da Federação Espírita Brasileira, que tem como foco o próprio Cristo, Guia e Modelo da Humanidade terrestre.

Pisar o terreno das Escrituras Sagradas sob a claridade da fé raciocinada, livre de simbolismos, rituais, cultos externos ou dogmas, tendo por bússola a simplicidade, o que faculta e estimula a vivência das lições amorosas do Cristo: tal é o compromisso do Programa Evangelho Redivivo oferecido pela Federação Espírita Brasileira.

Esse programa nasceu da necessidade de estudar, à luz do Espiritismo, os ensinamentos de Jesus, codificados nos 27 livros do Novo Testamento, objetivando o estímulo a efetiva vivência dos ensinos de Jesus.

Objetivos do Programa

  1. Estudar o Evangelho de Jesus e os demais livros do Novo Testamento à luz da Doutrina Espírita.

  2. Aprender a interpretar o Evangelho no seu sentido espiritual, não no literal, extraindo o espírito da letra.

  3. Manter o foco nos exemplos de Jesus e nos ensinamentos da sua mensagem evangélica, para aprendermos a exemplificá-la.

  4. Esforçar-se para vivenciar os preceitos evangélicos como norma de conduta humana.

 

Breve histórico do Projeto Evangelho Redivivo em SC

A FEC foi a primeira Federativa a aderir ao Programa desde a sua apresentação no CFN 2017.
No primeiro Encontro Catarinense para apresentação do Evangelho Redivivo, realizado dezembro de 2017, 94 trabalhadores de 57 Instituições Espíritas, integrantes de 15 UREs, foram capacitados na proposta inicial de adoção da metodologia de Estudo Minucioso do Evangelho de Jesus (EMEJ/Miudinho).
Em fevereiro de 2019, nosso Estado recebeu Marta Antunes Moura, da FEB, para realizar a capacitação dos facilitadores catarinenses com base na metodologia que prevaleceu nos projetos-piloto: a de Kardec acrescida da orientação de Alcíone de que “A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida” 2. Estiveram presentes 99 trabalhadores, de 42 Instituições Espíritas, integrantes de 13 UREs. Foram constituídas 8 turmas-piloto para essa nova proposta, que incluíam integrantes de 22 Instituições Espíritas especificadas no prefácio do Livro I do Evangelho Redivivo, lançado em Outubro de 2019.

 

Criação da Comissão Estadual do Evangelho Redivivo

A Comissão Estadual do Evangelho Redivivo foi criada em agosto passado com o objetivo de difundir e colaborar na implantação do programa no Estado. Através do Ofício 008/2020, a Presidência da FEC deu ciência da instalação da Comissão às UREs e às Casa Espíritas que integram a federação.
Integrada por facilitadores do Programa que atuam nas diversas regiões do Estado, a Comissão do Evangelho Redivivo de Santa Catarina tem a incumbência de:
1- Elaborar Plano de Ação e Estratégias de implantação do Programa em nosso Estado para ser apresentado no Conselho Federativo Estadual;
2- Coordenar a implantação e manutenção do Programa em SC;
3- Dinamizar a implantação do Programa e subsidiar permanentemente os grupos de Estudo do Evangelho Redivivo através das UREs;
4- Promover encontros para aprimoramento da metodologia e trocas de experiências em comum acordo com a DIREX FEC;
5- Avaliar continuadamente os conteúdos e metodologias, a fim de reportar à FEB eventuais ajustes ou melhorias;
6- Encaminhar Relatórios periodicamente à Direx e à FEB, informando os resultados do Programa em SC;
7- Organizar os Encontros Estaduais do Evangelho Redivivo.

 

Levantamento diagnóstico

Um dos primeiros trabalhos da Comissão Estadual foi fazer um diagnóstico dos grupos atualmente implantados.
Selecione abaixo o documento produzido pela Comissão

Relatório Diagnóstico – Evangelho Redivivo